quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Investindo na Saúde Integral



A grande importância da conscientização das nossas emoções não é no sentido de exteriorizá-las à vontade, para obter alívio, como se expressando nossa raiva ela acabasse por se esgotar.

Pesquisas verificam que a expressão incontida dessas emoções negativas podem levar a uma piora no estado geral de saúde, podendo causar aumento do estresse e sintomas cardiovasculares indesejáveis (ataques cardíacos, pressão alta etc.). Isso porque toda ideia, toda emoção constituem um impulso eletromagnético que “navega” pelos nossos neurônios. Se esses impulsos forem muito fortes ou contínuos produzirão substâncias neuroquímicas em excesso, que por sua vez poderão afetar o equilíbrio neuro-hormonal: a acetilcolina, a adrenalina, noradrenalina, serotonina, dopaminas etc.

Como tudo funciona de maneira integrada na natureza, o desequilíbrio emocional leva ao desequilíbrio energético, que por sua vez atua em nosso sistema nervoso, hormonal e imunológico, podendo criar qualquer tipo de doença, desde distúrbios da pressão arterial, de sono, dores na coluna, gastrites, resfriados constantes, até a formação de tumores, doenças autoimunes e falta de defesa a viroses e infecções.

Métodos para aliviar o estresse
Meditação, hidroterapia, ginástica, florais, dietas, viagens, acupuntura, ioga, psicoterapia de várias linhas: métodos há muitos para o gerenciamento do estresse. Todos ajudam? Sim, se usados com equilíbrio. Porém, eles são insuficientes, porque o elemento primeiro desencadeador do processo do estresse encontra-se em nossa vida psíquica, que é algo imaterial, onde inclusive os remédios não têm acesso, posto que se trata de um mundo não material (ou energético) — você também pode denominá-lo de espiritual ou metafísico, pois envolve questões como valores, filosofia de vida, sentimentos de amor, ou emoções de inveja.

Abrange conceitos totalmente abstratos como o Bem, o Mal (ética), virtude, vício, ideais... Poderíamos chamar a ciência que trata da nossa dimensão metafísica ligada à física, de Medicina da Alma (N. Keppe) ou Medicina Psicoenergética.

A Conscientização
Portanto, o principal fator para o “gerenciamento” do estresse chama-se consciência, que tem enorme poder energético e curativo. Keppe entende o termo consciência como a unificação entre o conhecimento e a ética, não tendo, portanto, uma conotação somente moral ou terapêutica, mas que abarca ambas. É inata e universal. E se a causa de nossas enfermidades situa-se na negação aos fatores energéticos mais elevados (sentimentos, valores, ideais etc.), será somente através da conscientização e gerenciamento dessa dimensão que conseguiremos disposição e energia físicas para enfrentar o dia a dia do trabalho, relacionamentos, estudo, lazer etc.

A interiorização
Tudo na sociedade leva à distração de nós mesmos, da nossa vida interior: televisão e vídeos, vida agitada, necessidade de trabalhar muito para poder sobreviver, violência nas cidades, a ilusão de que nossa felicidade virá de alguma pessoa, país, um curso, tipo de trabalho ou qualquer situação exterior. Sendo assim, a tendência da sociedade moderna é que cada um viva “fora de si”, o que gera alienação, ansiedade e todo o tipo de sofrimento pessoal.

Um comentário:

  1. Oi, Laisa! Vim agradecer a tua visita e retribuir... Já estou te seguindo tbm... Olha, dei uma olhada nas últimas postagens do teu blog e achei bem legal, bem variado, gostei bastante!!! Um grande beijo e voltarei sempre!

    ResponderExcluir

O que achou?
Deixe seu comentário abaixo, isso inclui críticas construtivas rs ; )
Agradecemos sua visita.